Nenhum tipo de acordo verbal é uma boa opção. Sempre que algo importante for combinado, isso deve estar consolidado em um documento escrito. Seja o que for, quando está escrito, você consegue comprovar o que foi acordado e o processo (caso se torne necessário) tramita muito mais rapidamente.
Quando falamos de pensão alimentícia e existe consenso entre as pessoas envolvidas, é muito importante que isso seja formalizado. O consenso e a boa relação que existem podem parar de existir, e a regularização da situação garante proteção jurídica aos envolvidos.
Com a formalização de acordo e homologação em juízo, as partes podem, ainda, estabelecer como vai ser a guarda do menor, bem como outras disposições que fizerem sentido aos interessados (de que forma serão prestados os alimentos, como e quando será o convívio, entre outras).
A vantagem da regularização, além de trazer segurança aos envolvidos, é a economia, já que a prevenção costuma ser muito mais vantajosa do que a possível briga.
Procure, sempre, um profissional qualificado.
Bernardo Fernandes é advogado atuante em Londrina e região. Possui formação superior em Direito (UEL) e pós-graduações em Direito Civil, Direito Empresarial e Direito de Família & Sucessões (IDD/IBMEC-SP).